Biblioteca digital

Biblioteca Digital

quinta-feira, 27 de março de 2014

Concurso de leitura expressiva: "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê."


No dia 19 de março realizou-se a final do concurso de leitura expressiva"Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê."
Foram muitas as surpresas durante esta segunda e última eliminatória. Iniciou-se o concurso com a leitura de um texto alusivo ao dia de pai, que nos foi “oferecido” pela encarregada de educação Ivone Pereira. Também a assistente operacional, D. Fátima Abreu, recitou um belo poema de António Gedeão “Lágrima de Preta” e, a professora Cristina Raimundo deliciou-nos e divertiu-nos com um poema de Rui Ribeiro Couto, texto tornado conhecido através da declamação de João Villaret. Mas as surpresas não ficaram por aqui, dois alunos do 1ºano do Centro Escolar de Eiriz leram, e muito bem, dois belos textos.
O júri composto pela coordenadora do 1ºciclo, Fátima Teixeira, por um elemento da direção, professora Anabela Nuno, o professor de Língua Portuguesa, Sérgio Matos e a encarregada de educação, Iolanda Carvalho,no final do concurso, somaram a pontuação dos concorrentes do 3º e 4º anos do Centro Escolar de Eiriz e o 2º e 3º ciclos da escola sede. Todos esperaram ansiosamente pelos resultados e a tarefa não foi nada fácil mas, no final, só podia haver um vencedor por cada ciclo.
Assim sendo,do Centro Escolar de Eiriz os vencedores foram: Afonso Monterroso de 2ºano da turma B e João Ribeiro do 4ºano da turma A. Do 2ºciclo a vencedora foi Maria Beatriz Monteiro do 6ºD e do 3ºciclo houve duas vencedoras devido a um empate entre as alunas Beatriz Teixeira do 7ºA e Ana Sofia Monteiro do 9ºA.
                                                                                           Professora Sandra Ribeiro





quarta-feira, 26 de março de 2014

Leitura transversal: "Feel the Reading"



No passado dia 18 de Março, alunos dos 5º e 6º anos da Escola Básica de Eiriz, Baião, assistiram a um momento de leitura, no âmbito da atividade “Feel the Reading”. Num primeiro momento, os alunos João Portela e Ricardo Vieira, da turma 8ºA, leram expressivamente “Snow White” e “Axel Tom”. Aliando leitura a mímica e algum humor, as suas palavras foram acompanhadas pela satisfação desenhada nos sorrisos daquele “pequeno público”Por fim, o aluno João Portela, da turma 8ºA, contou a história “The Three Little Pigs”, improvisando todo o seu conteúdo e proporcionando, ao mesmo tempo, um belíssimo momento de aprendizagem e entretenimento.
É possível concluir que “leitores” e público apreciaram a atividade, que pretendem repetir futuramente.
Profª Sílvia Sousa

terça-feira, 25 de março de 2014

Dramatização de excertos do conto literário: "O Cavaleiro da Dinamarca", de Sophia de Mello B. Andresen.


Inserido nas atividades da Semana da Leitura, dinamizada pela Biblioteca escolar, a Turma do 7ºA dramatizou alguns excertos do conto literário O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen, previamente estudado nas aulas de Português.
Assim, durante algumas aulas de Apoio ao Estudo, os alunos do 7ºA ensaiaram algumas cenas que levaram a palco no passado dia 17 de março. 
Estão de parabéns pelo empenho colocado na realização desta atividade!                                                     
                                                                                                      Profª  Célia Castanheira