Biblioteca digital

Biblioteca Digital

domingo, 22 de fevereiro de 2015

La chandeleur


No passado dia 2 de fevereiro, no âmbito da disciplina de Francês, comemorou-se, na nossa escola, “La Chandeleur” com o intuito de assinalar uma tradição ainda muito marcada na sociedade francesa. Esta atividade teve como objetivo dar a conhecer a França, a sua cultura e a sua história.
O nome “La Chandeleur” é derivado do latim e a sua origem remonta à Antiguidade Romana. No entanto, a partir do século XIV, esta festa passou a ser associada a Nossa Senhora das Candeias. Esta celebração acontece passados 40 dias do Natal e comemora a apresentação de Cristo no Templo de Jerusalém e a purificação da Virgem Maria,  acendendo velas à meia-noite.
Os franceses têm imensas histórias ligadas aos crepes e engraçadas superstições. Uma delas é tentar lança-lo ao ar, segurando a frigideira apenas com uma das mãos, mantendo a outra ocupada com uma moeda de ouro. Se a massa cair bem, melhores oportunidades e riqueza virão para quem o faz.
Por tudo isto, é que os professores de francês, com o apoio da Biblioteca Escolar, e alunos festejaram esta data com a confeção e venda de crepes no átrio e com a decoração do espaço com cartazes alusivos ao tema. Os professores e funcionários também puderam degustar esta iguaria na sala de professores, onde, nos intervalos, eram recebidos com um pequeno lanche repleto de cultura francesa.
Foi uma experiência motivadora e enriquecedora para todos. Um bem-haja!