Biblioteca digital

Biblioteca Digital

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

RBE - 20 anos


O Ministério da Educação decidiu criar   o Programa Rede de Bibliotecas Escolares em 1996, tendo como principal objetivo a instalação de Bibliotecas Escolares nas escolas de todos os níveis de ensino. Considerou-se, assim, que a criação de uma rede de bibliotecas constituía uma das medidas relevantes da política educativa .
O Programa Rede de Bibliotecas Escolares tem por finalidade apoiar a criação e/ou desenvolvimento de Bibliotecas Escolares nas escolas públicas dos diferentes níveis de ensino.

Com o desenvolvimento das novas tecnologias os paradigmas do ensino sofreram alterações e as Bibliotecas Escolares passaram a ter um papel  importante, funcionando em algumas escolas como  centro de recursos inovadores de mudança.

No presente ano de 2016, a RBE comemora 20 anos no   caminho da promoção da leitura. Este é o novo logótipo.

Prof Arminda Lemos








quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Rosas-dos-ventos selecionadas



 Estas foram  as  Rosas- dos- Ventos selecionadas no concurso ... Foi   muito difícil escolher, tal era  a  excelente  qualidade dos trabalhos! Mas o júri decidiu, está decidido...
 Estão todos  de parabéns   pela  criatividade,  bom desempenho e participação neste concurso!


 Prof. Arminda Lemos

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Concurso "FAÇA LÁ UM POEMA"

  À semelhança de anos anteriores, o Plano Nacional de Leitura (PNL) e a Fundação Centro Cultural de Belém (CCB) convidam todas as escolas do país, públicas e privadas, a participar no Concurso FAÇA LÁ UM POEMA que decorre entre dezembro de 2015 e março de 2016 e se constitui como forma de incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia.

     Cada agrupamento/escola não agrupada poderá apresentar um poema representativo de cada um dos ciclos de ensino, do 1.º ciclo ao ensino secundário. A submissão de textos a concurso termina no dia 10 de fevereiro.

     A atribuição de prémios aos vencedores de cada categoria acontecerá no dia 19 de março, celebrando o Dia Mundial da Poesia, no Centro Cultural de Belém.
                                                                                                                           
Também tu poderás celebrar o Dia Mundial da Poesia no Centro Cultural de Belém.

Mais informações junto do teu professor de Português ou na biblioteca escolar ou em:
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/Concursos/index.php?s=concursos&tipo=1&concurso=91

SuperTMatik


 Está  na Biblioteca   o jogo  SuperTMatik, que é um  autêntico  desafio às  tuas capacidades cognitivas, no âmbito da Matemática.

 Não percas tempo, vem jogar  e poderás treinar para o campeonato, em data  a designar!


 Prof. Arminda   Lemos

Visita do escritor Richard Towers ao Agrupamento




No próximo dia 11 de fevereiro, deslocar-se-á ao nosso agrupamento o  escritor Richard Towers.
 Richard Towers, pseudónimo de Martinho Torres, nascido a 14 de Janeiro de 1974 em França (Saint Germain-en-Laye, Paris).  Este escritor radicou-se em Portugal em 1984, no concelho de Guimarães, onde concluiu os ensino secundário. Licenciou-se no ensino de Português e Francês pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, no ano 2000, e fez uma pós-graduação em Educação Especial, em 2008, pelo Instituto Superior de Ciências da Educação. Após passagem por várias escolas, 2009 é o último em que exerce docência. Decide então tornar-se profissional da escrita.
Após uma  pesquisa pelo mercado literário, resolveu criar a sua própria editora para publicar o seu trabalho.  Criando  assim  produtos que possam fugir a tudo o que é convencional. É neste contexto que nasce o livro-relógio “Tempo”, o livro-espelho “Reflexos” ou o livro-xadrez “O Desafio”. Pensados para serem mais do que um livro, estes trabalhos visam demarcar-se do tradicionalismo  da edição literária para se inscreverem num novo movimento,o do livro-objecto


Pesquisa efetuada em



 Prof. Arminda Lemos