Biblioteca digital

Biblioteca Digital

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Manuel Cardoso leva e vive tradições musicais com os alunos do Agrupamento de Eiriz


Inserido na atividade “Tradições que nos unem”, o Sr. Manuel Cardoso, também conhecido pelos amigos como Manel dos Moinhos Novos, ou Manel do harmónico, visitou no dia 23 de janeiro o Agrupamento de Escolas de Eiriz. O convite partiu do seu amigo, professor António Camelo, no sentido de este participar no tradicional Cântico das Janeiras, que se celebra todos os anos neste Agrupamento.
A atividade iniciou-se então com o entoar das Janeiras, primeiro para toda a comunidade escolar da EB 2,3 e depois para a comunidade do Centro Escolar de Eiriz, onde o Sr. Manuel juntamente com os alunos e professores do Clube de Música, mais uma vez mantiveram bem viva esta tradição. Aqui  registaram-se momentos de convívio, alegria e animação e tal como manda a tradição, também não faltou o “teste” vocal ao público, pelo qual  todos foram postos à prova e em uníssono, revelaram a sua mestria, pela defesa e promoção  do nosso património cultural.
De seguida e já numa aula com o professor António Camelo, o Sr. Manuel respondeu a uma série de perguntas dos alunos do 5ºC e deu uma lição de tradição e cultura e de conhecimentos de música tradicional.
Através deste contato intergeracional, os alunos ficaram a conhecer que, o senhor Manuel nasceu e vive na freguesia do Gove, tem 86 anos de idade e desde muito cedo que está ligado à promoção, divulgação e preservação das nossas tradições. Esta influência vem do seu avô e pai, que segundo informa foram estes os primeiros tocadores do harmónico na nossa região. Este instrumento musical foi trazido por um emigrante de Itália, que passou por cá e o ofereceu ao seu avô, por este ter tocado em primeira audição, uma moda desafiada pelo emigrante.
O sr. Manuel, embora como disse, em novo tocava qualquer instrumento que lhe viesse às mãos e desde muito cedo teve outra paixão, que foi a flauta. A sua primeira foi oferecida pelos seus pais, que lha compraram numa romaria, mas que foi partida na escola,  o que lhe trouxe muita tristeza, mas não desmotivação, pelo contrário. Deitou mãos à obra e nasce assim a sua paixão pela descoberta deste precioso instrumento, tornando-se um criador. Explicou aos alunos de uma forma emotiva como conseguiu construir a sua primeira flauta e que desde aí nunca mais parou, construindo já muitas e muitas flautas, mesmo para o estrangeiro, nomeadamente para o Brasil, onde viveu cerca de 10 anos. Em resposta como aprendeu a tocar tanto o harmónico, como a flauta diz que ninguém lhe ensinou, pois ouve as modas e logo as consegue tocar.  
Seguidamente e fazendo parte do protocolo veio a parte prática, na qual, apesar  de já  ter uma idade avançada e menos destreza, o Sr. Manuel demonstrou o seu virtuosismo tanto na flauta construída por si e que o acompanha diariamente, como no harmónico tocando a sua bela Chula. Sobre esta moda, explicou aos alunos que esta é a mais representativa da nossa região,  pela qual sente sempre muita paixão quando a toca no Rancho Folclórico de Santa Cruz do Douro, pois foi a chula criada pelo seu pai e que ele tem todo o gosto e prazer em manter viva e fiel.  De seguida, os alunos puderam apreciar e experimentar  tocar nos instrumentos que são a paixão do Sr. Manuel, onde se revelaram momentos de muita ansiedade, mas também de afeto e beleza.
Por fim, os alunos quiseram também demonstrar os seus dotes musicais e interpretaram uma música totalmente criada por eles, intitulada “ O meu amigo”, retribuindo assim musicalmente este convívio intergeracional, que será sempre recordado por todos, não só pelos momentos vividos, mas também através da foto final de família.

 Texto e fotos  cedidas   pelo Prof. António  Camelo