segunda-feira, 9 de junho de 2014

PEDRO SEROMENHO visita a EB de Eiriz-Baião



No dia 3 de junho, o escritor e ilustrador Pedro Seromenho esteve presente, na Biblioteca Escolar do Agrupamento, onde contagiou todos os alunos com a sua simpatia, simplicidade e energia.
 Foi uma bela surpresa, neste final do ano letivo, poder viajar pelas histórias escritas por este escritor e assistir à rapidez e criatividade na sua forma de desenhar.
Os alunos do Pré-escolar do jardim de Lordelo, de Touças, de OBER, o Centro Escolar de Eiriz, do Polo Escolar de Santa Cruz e os alunos do 2ºciclo de Eiriz-Baião deliciaram-se com as palavras, gestos e desenhos do escritor, participando e envolvendo-se na dinâmica da imaginação. A curiosidade dos alunos foi saciada através do mar de perguntas ao escritor. Segundo o autor, cada livro foi criado a partir da realidade e, depois, foi só reinventar personagens, espaços, tempos, narradores, adequando cada história à diversidade dos leitores. Não faltaram os autógrafos, com ilustrações, no final de cada sessão. Os alunos esperavam ansiosamente pela sua vez, pois todos queriam estar mais perto do escritor que lhes proporcionou uma viagem pelo imaginário. O autor agradeceu o convite e o acolhimento do agrupamento dizendo que esperava “regressar embreve com novas aventuras do imaginário”. A escola retribuiu com a entrega de um   ícone da região (bengala de Gestaçô).
A professora, Sandra Ribeiro

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Concurso: Uma Aventura Literária 2014


 Participantes

7ºA

  • Beatriz Filipa Costa Teixeira.

  • Elsa Cristina Pinheiro Ferreira. – Menção Honrosa

  • Flávia Inês Carneiro Monteiro.

  • Margarida Raquel Serdoura Pinto.

  • Pedro Augusto Oliveira Nogueira da Silva Vieira.

8ºA

  • Paula Beatriz Teixeira da Cunha. – Menção Honrosa.

 

 

9ºA

  • Ana Sofia Queirós Monteiro.

9ºB

  • João Manuel Lopes da Costa.

9ºC

  • António Fernando da Silva Pereira.

  • Ismael António Fonseca Pinto.

9ºD

  • Joaquim Rafael Pereira Ribeiro.

  • Liliana Margarida Vieira Correia.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Alves Redol – Vida e obra



Alves Redol – Vida e obra
(na voz do filho António Mota Redol)


No dia 23 de abril (Dia Mundial do Livro), pelas 11H30, a E.B. 2,3 de Ancede congratulou-se com a visita do Engenheiro António Mota Redol, filho do ilustre escritor Alves Redol, um dos vultos consagrados da Literatura Portuguesa.
O evento decorreu no Auditório da Escola na presença do Diretor José Matos, da Vereadora da Educação Maria Ivone Ribeiro, do Responsável pela Editora Althum.com, de alguns professores e de todos os alunos que frequentam o 9º ano de escolaridade.
Neste encontro, foi relembrada a sua grandiosa obra, muitas vezes censurada pelo Antigo Regime, dado que o escritor sempre se revelou atento aos problemas da sociedade em que se inseriu.
Alves Redol escreveu vários livros sobre o Douro, incluindo o romance Porto Manso (1946), cuja ação é passada nas aldeias ribeirinhas da atual freguesia baionense de Ancede e Ribadouro e onde são retratadas as difíceis condições em que viviam os antigos arrais.
Os alunos empenharam-se em pesquisas biográficas e bibliográficas, expondo os seus trabalhos com entusiasmo, no entanto, em virtude da solenidade do acontecimento, por inibição e curiosidade sentiram alguma dificuldade em interagir com o orador.

À equipa organizadora um grande Bem-haja. 

segunda-feira, 31 de março de 2014

Hora do conto



Integrada nas atividades da Semana da Leitura a ”Hora do Conto”, iniciativa dinamizada pela equipa da BE, trouxe à Sede do Agrupamento alunos do pré - escolar e do primeiro ciclo.
Além de uma pequena visita à biblioteca escolar, espaço aberto à comunidade, que privilegia o contacto estreito com a leitura e com os livros, os alunos tiveram oportunidade de assistir e participar na leitura dramatizada do conto A Maior Flor do Mundo, de José Saramago. Esta atividade proporcionou a todos os presentes momentos de prazer, decorrente da leitura e dramatização de uma história singela do Nobel da literatura.
Depois de contada a história de forma agradável e alegre, o que atraiu as crianças para o universo da literatura, os alunos procederam à sua interpretação individual. Assim, a criança construiu o seu espaço ligado à criatividade através da magia do livro recontado. De seguida, exercitando a expressão oral e a capacidade de retenção de informação, os alunos voaram nas asas da sua imaginação e cada um recontou a história à sua maneira.
Professores, educadores e alunos fizeram um balanço positivo desta iniciativa, de forma direta, através das suas manifestações, realçando os olhinhos atentos das crianças. Assim sendo, considera - se pertinente e vantajosa a continuação da implementação desta atividade no próximo ano letivo, com novos momentos de prazer ao redor de novos livros, novas histórias e novas personagens.
Este tipo de atividades contribui, na opinião de todos, para o prazer da leitura e, consequentemente, para a formação de novos leitores.
Agradecemos a participação de todos os envolvidos nesta atividade.
Boas Férias e Boas LEITURAS!!!
A professora, Teresa Marques

quinta-feira, 27 de março de 2014

Concurso de leitura expressiva: "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê."


No dia 19 de março realizou-se a final do concurso de leitura expressiva"Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê."
Foram muitas as surpresas durante esta segunda e última eliminatória. Iniciou-se o concurso com a leitura de um texto alusivo ao dia de pai, que nos foi “oferecido” pela encarregada de educação Ivone Pereira. Também a assistente operacional, D. Fátima Abreu, recitou um belo poema de António Gedeão “Lágrima de Preta” e, a professora Cristina Raimundo deliciou-nos e divertiu-nos com um poema de Rui Ribeiro Couto, texto tornado conhecido através da declamação de João Villaret. Mas as surpresas não ficaram por aqui, dois alunos do 1ºano do Centro Escolar de Eiriz leram, e muito bem, dois belos textos.
O júri composto pela coordenadora do 1ºciclo, Fátima Teixeira, por um elemento da direção, professora Anabela Nuno, o professor de Língua Portuguesa, Sérgio Matos e a encarregada de educação, Iolanda Carvalho,no final do concurso, somaram a pontuação dos concorrentes do 3º e 4º anos do Centro Escolar de Eiriz e o 2º e 3º ciclos da escola sede. Todos esperaram ansiosamente pelos resultados e a tarefa não foi nada fácil mas, no final, só podia haver um vencedor por cada ciclo.
Assim sendo,do Centro Escolar de Eiriz os vencedores foram: Afonso Monterroso de 2ºano da turma B e João Ribeiro do 4ºano da turma A. Do 2ºciclo a vencedora foi Maria Beatriz Monteiro do 6ºD e do 3ºciclo houve duas vencedoras devido a um empate entre as alunas Beatriz Teixeira do 7ºA e Ana Sofia Monteiro do 9ºA.
                                                                                           Professora Sandra Ribeiro





quarta-feira, 26 de março de 2014

Leitura transversal: "Feel the Reading"



No passado dia 18 de Março, alunos dos 5º e 6º anos da Escola Básica de Eiriz, Baião, assistiram a um momento de leitura, no âmbito da atividade “Feel the Reading”. Num primeiro momento, os alunos João Portela e Ricardo Vieira, da turma 8ºA, leram expressivamente “Snow White” e “Axel Tom”. Aliando leitura a mímica e algum humor, as suas palavras foram acompanhadas pela satisfação desenhada nos sorrisos daquele “pequeno público”Por fim, o aluno João Portela, da turma 8ºA, contou a história “The Three Little Pigs”, improvisando todo o seu conteúdo e proporcionando, ao mesmo tempo, um belíssimo momento de aprendizagem e entretenimento.
É possível concluir que “leitores” e público apreciaram a atividade, que pretendem repetir futuramente.
Profª Sílvia Sousa

terça-feira, 25 de março de 2014

Dramatização de excertos do conto literário: "O Cavaleiro da Dinamarca", de Sophia de Mello B. Andresen.


Inserido nas atividades da Semana da Leitura, dinamizada pela Biblioteca escolar, a Turma do 7ºA dramatizou alguns excertos do conto literário O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen, previamente estudado nas aulas de Português.
Assim, durante algumas aulas de Apoio ao Estudo, os alunos do 7ºA ensaiaram algumas cenas que levaram a palco no passado dia 17 de março. 
Estão de parabéns pelo empenho colocado na realização desta atividade!                                                     
                                                                                                      Profª  Célia Castanheira

terça-feira, 4 de março de 2014

Ensina - Portal RTP com espaço dedicado à literatura

http://ensina.rtp.pt/temas-artigo/literatura/



José Maria de Eça de Queirós é por muitos considerado o melhor escritor realista português do século XIX.
 


"Estamos perdidos há muito tempo... O país perdeu a inteligência e a consciência moral. Os costumes estão dissolvidos, as consciências em debandada. Os caracteres corrompidos. A prática da vida tem por única direcção a conveniência. Não há princípio que não seja desmentido. Não há instituição que não seja escarnecida." 

                                                                                                               José Maria de Eça de Queirós
A Fundação




http://www.feq.pt/o-que-e-a-fundacao.html

1º     O novo ano letivo trouxe muitas novidades e caras novas à Escola de Ancede e à nossa Biblioteca Escolar! De facto, a BE “ganhou” uma nova Coordenadora, uma nova equipa e uma nova CARA!
         Como todos já repararam, a BE está diferente… com um visual mais ousado e dinâmico. Lentamente (mas de forma consistente), assistimos a uma remodelação do espaço, tornando-o mais acolhedor e simpático, para que toda a comunidade escolar possa sentir aquele espaço como seu.
        Assim, estejam atentos às mudanças e deem sugestões. A equipa da BE agradece!

 2º     No início do novo ano letivo, os alunos dos quintos anos da nossa Escola realizaram uma visita guiada à BE, onde assistiram a um divertido filme do Mr. Ben. Com esta visita ficaram a conhecer o espaço físico da BE e o seu funcionamento.
        Agora, meninos do 5º ano, já não têm desculpas para não visitarem a BE!         
 3º   “Hey! Sabias que outubro é o mês das Bibliotecas Escolares?”
     Como deves ter reparado, no passado dia 28 de outubro comemorou-se, na nossa Escola, o Dia Nacional da BE. Foram várias as iniciativas, nomeadamente a afixação de cartazes pela Escola; personalização de t´shirts com frases alusivas aos livros e à Biblioteca pelos alunos do 7º ano e, ainda, um magnífico bolo que os alunos do 7ºB trouxeram para os professores saborearem.
 4º    Inserido no mês Internacional da BE, a equipa da BE dinamizou o concurso literário “Quem conta um conto acrescenta um ponto”, subordinado ao tema “Biblioteca Escolar: uma porta aberta para a vida.”
       Neste concurso participaram alunos de todos os ciclos escolares do Agrupamento, com textos alusivos a este tema. No final, foram seleccionados os melhores por ciclo.
        Obrigada pela vossa participação!
 5º    No dia 13 de novembro , a nossa Escola engalanou-se para a realização da já famosa “Feira Franca”.
        Todas as turmas deram o seu melhor na decoração e na variedade de produtos expostos na sua banca. Como não podia deixar de ser, também a BE teve direito a uma pequena, mas muito rica banca! Nela podíamos encontrar uma grande variedade de produtos, deliciosas compotas e afamados licores e aguardentes. Foi um verdadeiro sucesso de vendas!
       Estejam atentos pois, brevemente, a equipa da BE irá realizar mais uma banquinha de variados produtos!
 6º   Se já passaste pela BE viste expostos fantásticos presépios! Está a
decorrer até ao dia 11 deste mês de dezembro um concurso de presépios, destinado a toda a Comunidade Escolar.
      Este concurso está a ser dinamizado pela BE e pela professora Helena Pêgo, de Educação Moral e Religiosa Católica.
        Por isso, concorre e participa! O resultado do concurso será anunciado no dia 17 de dezembro.