sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Ano letivo 2014-15



    Mensagem de Boas Vindas!


A equipa da Biblioteca Escolar apresenta as Boas Vindas a toda a comunidade educativa.
Esperamos que este espaço continue a contribuir para a aprendizagem de todos os alunos e que continue a assumir um papel fundamental, como parceiro, na construção de saberes.

“Um livro é uma extensão da memória e da imaginação”
Jorge Luís Borges


Mês Internacional das Bibliotecas Escolares



Outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Este período é utilizado para intensificar a visibilidade e a importância das Bibliotecas Escolares na aprendizagem. Este ano, o temadesignado pela InternationalAssociationofSchoolLibrarianship é“A tua Biblioteca Escolar: um mapa de ideias”.
Foram desenvolvidas várias atividades, ao longo do mês e mais precisamente no dia 27 (Dia da Biblioteca Escolar). Aqui fica o registo de algumas delas.

Alunos que realizaram o cartaz

  • Patrícia Soares, n.º 4, 6.ºB
  • Francisca Soares, n.º11, 6.ºB
  • Ana Santos, n.º3, 7.ºB
  • Bebiana Santos, n.º6, 7.ºB
  • Tatiana Ribeiro, n.º24, 7.ºB
  • Alfredo Miguel, n.º2, 7.ºB
  • Ana Francisca, n.º2, 5.ºB
  • Catarina Pinto, n.ºn.º5, 5.ºB
  • João Francisco, n.º15, 5.ºC
  • Ricardo Melo, n.º21, 5.ºC

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Dia Mundial da Alimentação



Já todos sabemos que manter uma alimentação saudável e equilibrada é muito importante. Quisemos saber como anda o IMC dos alunos da nossa escola. Correu bem. A maior parte está dentro do peso adequado.

Alimentos saudáveis





quinta-feira, 3 de julho de 2014

40 anos da Revolução dos Cravos

Entre os dias 22 de Abril e 2 de Maio do presente ano, esteve patente na biblioteca- sede do nosso agrupamento, uma exposição alusiva aos ”40 anos da Revolução dos Cravos“ de se lhe tirar o chapéu! Tendo merecido rasgados elogios da parte dos curiosos que a visitaram, os alunos meteram mãos à obra e” do nada ou quase nada” fizeram “acontecer”, daquilo que tinham mais à mão de semear, deram asas à sua criatividade, dando corpo a trabalhos verdadeiramente originais: o objetivo de fazer as pessoas recuarem no tempo e viajarem até ao ano de 1974 resultou em pleno: maquetas recreativas reconstituíram mesmo para os mais desatentos e esquecidos os acontecimentos vividos há 40 anos no terreiro do Paço em Lisboa e os seus protagonistas ”maiores”. Nem faltavam os carros blindados feitos com material reciclado ou de madeira ou soldados empunhando armas com cravos na ponta, nem mesmo livros evocativos da efeméride que mudou para sempre o quotidiano do comum dos portugueses, poemas e cantigas desses tempos quentes e perturbados, telas com múltiplas cores que primavam pela imaginação! Pontes e outros artefactos previamente manipulados ou transformados pela cabeça ou pelas mãos dos nossos alunos que, mais uma vez, deram mostras do que são “capazes” quando motivados. A exposição que contava com a projeção de filmes e documentários, promovida pelos grupos de História e Geografia de Portugal do 2º ciclo e de História do 3º ciclo abrilhantou espíritos inquietos como as fotos podem testemunhar e merecia ter sido mais amplamente divulgada, quem a viu certamente não se irá esquecer do “25 de Abril de 1974” e do seu amplo simbolismo. Bem hajam, iniciativas como esta, são de louvar! Engane-se quem achar que a imaginação e a criatividade estão “em crise” …

Prof. Henrique Dias