segunda-feira, 13 de abril de 2015

Monitores da Biblioteca



E aqui estão os alunos selecionados para fazerem parte do Clube de Monitores da Biblioteca.
Parabéns a todos!!!

Nome
Ano/Turma
João Serdoura
5A
Isabel Almeida
5A
João Pedro Carvalho
5A
Patrícia Soares
6B
Francisca Soares
6B
Ana Soares
6B
Diana Silva
6B
Sandra Lemos
7B
Vanessa Teixeira
7B
Diana Teixeira
7B
Alexandre Fonseca
7B
Ruben Soares
7B
Francisco Ferreira
9A
Ricardo Vieira
9A
João Pedro Monteiro
9C

domingo, 12 de abril de 2015

Jornadas Literárias Ler (n)o Douro.

No dia 11 de abril, no Auditório Municipal de Baião e na Fundação Eça de Queiroz em Santa Cruz do Douro, realizaram-se as Jornadas Literárias Ler (n)o Douro.
As Jornadas Literárias Ler (n)o Douro foram uma iniciativa da Coordenação Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares dos concelhos de Armamar, Baião, Lamego, Moimenta da Beira, Penedono, Resende, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço e Tarouca. As Jornadas Literárias tiveram como principal objetivo a promoção da leitura, dando a conhecer a obra de autores/escritores que têm alguma afinidade com a região do Douro ou que escreveram sobre ela.
Cada concelho selecionou um escritor e organizou uma jornada de atividades. A Rede de Bibliotecas de Baião selecionou o escritor Eça de Queiroz.

O trabalho final realizado pelos formandos do Agrupamento de Escolas de Eiriz pode ser visualizado através do link:
https://drive.google.com/file/d/0B09tFh-rYX-DOHFGOG55bExqUlk/view?usp=sharing

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Jornadas Literárias

Jornadas Literárias "Ler (n)o Douro ...



Os Agrupamentos de Escolas do concelho de Baião e a Câmara Municipal de Baião convidam V. Exª. a participar nas Jornadas Literárias Ler (n)o Douro ... com Eça de Queiroz, a realizar no dia 11 de abril de 2015, em Baião (Auditório municipal e Fundação Eça de Queiroz).
Pode fazer a sua inscrição até ao próximo dia 8 de abril em https://docs.google.com/forms/d/1iYWu1Mwkk3QeNSFTY1oruX60B9W-MwZHzeBdqJ0DEbc/viewform

quinta-feira, 26 de março de 2015

Palestra com o Padre Dr. Joaquim Correia Duarte


" A obra de Eça de Queirós e a sua relação com o Douro (Resende e Baião) "

No âmbito das Jornadas Literárias Ler (n)o Douro, recebemos, no passado dia 9 de março, o Padre Dr. Joaquim Correia Duarte: padre, professor, historiador, romancista, poeta, músico, investigador... um Homem de grande cultura  e, sobretudo, um Homem de fé...um Homem que todos nós adoramos conhecer.
Aqui fica o registo de alguns momentos, em que o ilustre convidado partilhou connosco parte do seu grande saber.


Internet Segura

No passado dia 25, comemoramos, na nossa escola, o Dia da Internet Mais Segura, seguindo o lema de que Juntos, vamos criar uma internet melhor.
O “Dia da Internet mais Segura”, este ano assinalado a 10 de fevereiro, é um evento Europeu organizado pela REDE INSAFE (rede de cooperação dos projetos que promovem a sensibilização para uma utilização mais segura da Internet pelas pessoas) e em Portugal pelo Centro Internet Segura, coordenado pela FCT- Fundação Para a Ciência e Tecnologia e que envolve a Direcção Geral da Educação (DGE), o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a Microsoft Portugal.
Na nossa escola, as atividades foram dinamizadas pelo professor de TIC, Rui Magalhães, elemento da equipa da BE, e pela professora bibliotecária, Manuela Costa, e incidiram sobre a dualidade benefícios/perigos da internet. Assim, e uma vez que as outras turmas já tinham assistido a palestras desenvolvidas pelos agentes da Escola Segura, dinamizaram-se três sessões para os alunos de 5.º ano, onde os discentes mais novos puderam esclarecer alguns conceitos sobre os quais ainda não tinham qualquer domínio. Na BE/CRE, foram expostos alguns cartazes de alerta sobre o tema e, durante os intervalos, os alunos puderam conhecer o sítio da internet www.seguranet.pt, onde todos aprenderam e se divertiram com os jogos aí apresentados. Simultaneamente, foram exibidos alguns filmes, aos quais vários alunos e professores aderiram com interesse e entusiasmo. A equipa da BE distribuiu pela comunidade escolar, principalmente pelos discentes, panfletos com conselhos úteis para uma utilização mais segura e eficaz da internet.
Afinal, juntos, criamos uma internet melhor!


Eça agora!


 

 No passado dia 12 de fevereiro, no Agrupamento de Escolas de Eiriz, Baião, recebemos a visita do ilustre escritor Eça de Queiroz. Pois é, parece que o autor se “levantou” do seu eterno descanso para elucidar todos aqueles que, ainda, tinham dúvidas sobre a sua vida e obra.
De manhã, foi recebido com uma atuação musical, tendo-se dirigido ao auditório da escola onde o aguardavam os alunos dos sétimos anos de escolaridade para um debate. O célebre convidado respondeu, com todo o agrado, a todas as questões levantadas sobre a sua vida e obra.  
Da parte da tarde, foi a vez dos discentes do 9.º ano. Estes tiveram a oportunidade de se deslocarem à Fundação Eça de Queiroz, onde foram recebidos pelo criado Silvério da obra A Cidade e as Serras, que lhes proporcionou uma excelente visita guiada pelo museu. Houve, ainda, direito a uma dramatização de um excerto da mesma obra, preparada pela professora Teresa Marques e por alguns alunos do 9.ºB e, no final do dia, pudemos degustar um lanche nos jardins da fundação.
É caso para se afirmar que foi um dia em cheio. Passamos momentos muito agradáveis e divertidos na companhia do ator Rafael Freitas, a quem agradecemos todo o seu empenho e dedicação. Muito obrigada!


São Valentim – comemoração do amor



    No passado dia 12, realizaram-se, na nossa escola, várias atividades alusivas ao dia de São Valentim, tradição que ainda faz as delícias de miúdos e graúdos.
As atividades foram dinamizadas pela professora de Educação Moral Religiosa e Católicas, pelo departamento de línguas e pela equipa da Biblioteca Escolar e tal celebração teve como principal objetivo a comemoração dos afetos.
   No intuito de dar forma aos festejos, foram colocados três corações, no átrio de entrada e na biblioteca escolar, onde os alunos puderam colocar as suas mensagens de amor, nas três línguas estudadas, nomeadamente em Português, Inglês e Francês. De todas as frases de bem-querer, o júri constituído para o efeito, composto pelas professoras Anabela Nunes, Teresa Marques, Maria Alexandre e Fátima Carvalho, selecionou a mais original em cada uma das línguas, tendo declarado como vencedores os alunos Ana Teixeira, Elsa Ferreira e Rita Neto, das turmas A e C do oitavo ano. Parabéns a todas!
    Mas o dia não acabou aqui. Houve, ainda, uma venda de produtos, que todos gostamos de oferecer a quem queremos bem, e uma exposição com declarações de amor na Biblioteca.