quarta-feira, 29 de abril de 2015

Obrigado ...



No dia da poesia
Dia do meu nascimento
Foram muitas as pessoas
Que assistiram ao evento

Todos os que por  aqui passavam
Se fixavam em mim
Murmuravam bem baixinho:
-quem me dera ser assim!

Oh que linda trepadeira!
- Diziam os visitantes
Todos me admiravam
Mesmo os mais distantes.
Por isso muito obrigado
Aos meus dois progenitores
E por isso , com carinho
Vos deixo os meus louvores.


Professora Arminda e Professor António Rodrigues
É para vós que eu  falo
É a vós que eu dirijo
O meu eterno obrigado.
Mas não podia esquecer
Mais uma ajuda preciosa
A Psicóloga  Núria e o Sr. Pinto
Pela mão habilidosa.

domingo, 26 de abril de 2015

Divulgação - Exposição "25 de abril"

Decorrerá do dia 27 ao dia 30 deste mês na Biblioteca da Escola, a atividade do 25 de abril, estando a mesma aberta à comunidade escolar da 9: 00 às 18:00.










 Visite-nos!

terça-feira, 21 de abril de 2015

Dia mundial da saúde oral


No dia 20 de março do corrente ano, comemoramos o dia mundial da saúde oral na nossa escola. Recebemos a Drª Ana Isabel Rodrigues, médica dentista, que explicou aos nossos meninos os cuidados que devemos ter com os nossos dentes.

Obrigado Drªa Ana Isabel!



terça-feira, 14 de abril de 2015

Jornadas Literárias "Ler (n)o Douro"

Baião recebeu, no dia 11 de abril de 2015, as Jornadas Literárias "Ler no Douro". A iniciativa, dinamizada pelas bibliotecas escolares, pretende promover a leitura e análise de obras de autores com ligação à região. Em Baião, como não poderia deixar de ser, o dia foi dedicado ao autor da terra Eça de Queiroz.

Ver reportagem no link seguinte:
http://portocanal.sapo.pt/noticia/56229

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Monitores da Biblioteca



E aqui estão os alunos selecionados para fazerem parte do Clube de Monitores da Biblioteca.
Parabéns a todos!!!

Nome
Ano/Turma
João Serdoura
5A
Isabel Almeida
5A
João Pedro Carvalho
5A
Patrícia Soares
6B
Francisca Soares
6B
Ana Soares
6B
Diana Silva
6B
Sandra Lemos
7B
Vanessa Teixeira
7B
Diana Teixeira
7B
Alexandre Fonseca
7B
Ruben Soares
7B
Francisco Ferreira
9A
Ricardo Vieira
9A
João Pedro Monteiro
9C

domingo, 12 de abril de 2015

Jornadas Literárias Ler (n)o Douro.

No dia 11 de abril, no Auditório Municipal de Baião e na Fundação Eça de Queiroz em Santa Cruz do Douro, realizaram-se as Jornadas Literárias Ler (n)o Douro.
As Jornadas Literárias Ler (n)o Douro foram uma iniciativa da Coordenação Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares dos concelhos de Armamar, Baião, Lamego, Moimenta da Beira, Penedono, Resende, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço e Tarouca. As Jornadas Literárias tiveram como principal objetivo a promoção da leitura, dando a conhecer a obra de autores/escritores que têm alguma afinidade com a região do Douro ou que escreveram sobre ela.
Cada concelho selecionou um escritor e organizou uma jornada de atividades. A Rede de Bibliotecas de Baião selecionou o escritor Eça de Queiroz.

O trabalho final realizado pelos formandos do Agrupamento de Escolas de Eiriz pode ser visualizado através do link:
https://drive.google.com/file/d/0B09tFh-rYX-DOHFGOG55bExqUlk/view?usp=sharing

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Jornadas Literárias

Jornadas Literárias "Ler (n)o Douro ...



Os Agrupamentos de Escolas do concelho de Baião e a Câmara Municipal de Baião convidam V. Exª. a participar nas Jornadas Literárias Ler (n)o Douro ... com Eça de Queiroz, a realizar no dia 11 de abril de 2015, em Baião (Auditório municipal e Fundação Eça de Queiroz).
Pode fazer a sua inscrição até ao próximo dia 8 de abril em https://docs.google.com/forms/d/1iYWu1Mwkk3QeNSFTY1oruX60B9W-MwZHzeBdqJ0DEbc/viewform

quinta-feira, 26 de março de 2015

Palestra com o Padre Dr. Joaquim Correia Duarte


" A obra de Eça de Queirós e a sua relação com o Douro (Resende e Baião) "

No âmbito das Jornadas Literárias Ler (n)o Douro, recebemos, no passado dia 9 de março, o Padre Dr. Joaquim Correia Duarte: padre, professor, historiador, romancista, poeta, músico, investigador... um Homem de grande cultura  e, sobretudo, um Homem de fé...um Homem que todos nós adoramos conhecer.
Aqui fica o registo de alguns momentos, em que o ilustre convidado partilhou connosco parte do seu grande saber.


Internet Segura

No passado dia 25, comemoramos, na nossa escola, o Dia da Internet Mais Segura, seguindo o lema de que Juntos, vamos criar uma internet melhor.
O “Dia da Internet mais Segura”, este ano assinalado a 10 de fevereiro, é um evento Europeu organizado pela REDE INSAFE (rede de cooperação dos projetos que promovem a sensibilização para uma utilização mais segura da Internet pelas pessoas) e em Portugal pelo Centro Internet Segura, coordenado pela FCT- Fundação Para a Ciência e Tecnologia e que envolve a Direcção Geral da Educação (DGE), o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a Microsoft Portugal.
Na nossa escola, as atividades foram dinamizadas pelo professor de TIC, Rui Magalhães, elemento da equipa da BE, e pela professora bibliotecária, Manuela Costa, e incidiram sobre a dualidade benefícios/perigos da internet. Assim, e uma vez que as outras turmas já tinham assistido a palestras desenvolvidas pelos agentes da Escola Segura, dinamizaram-se três sessões para os alunos de 5.º ano, onde os discentes mais novos puderam esclarecer alguns conceitos sobre os quais ainda não tinham qualquer domínio. Na BE/CRE, foram expostos alguns cartazes de alerta sobre o tema e, durante os intervalos, os alunos puderam conhecer o sítio da internet www.seguranet.pt, onde todos aprenderam e se divertiram com os jogos aí apresentados. Simultaneamente, foram exibidos alguns filmes, aos quais vários alunos e professores aderiram com interesse e entusiasmo. A equipa da BE distribuiu pela comunidade escolar, principalmente pelos discentes, panfletos com conselhos úteis para uma utilização mais segura e eficaz da internet.
Afinal, juntos, criamos uma internet melhor!