Um espaço aberto à partilha de saberes e de divulgação de atividades dinamizadas pela biblioteca.
- Destaques
- Agrupamento de Escolas de Eiriz-Ancede (Baião)
- Rede de Bibliotecas Escolares - (RBE)
- Jornal escolar - "Anciris"
- Ler e-books
- Jogos Didáticos
- Concursos e Exposições
- Documentos da BE
- Recursos Educativos on-line
- DGRHE - M.E.C
- Caixa de sugestões
- literacia da informação
- Projeto livros e leitur@s
- Estudar na biblioteca
sexta-feira, 1 de junho de 2018
sexta-feira, 25 de maio de 2018
Naus de verde pinho - trabalhos de alunos do 6º A
As naus de verde pinho, obra escrita por Manuel Alegre , traz-nos um dos episódios mais marcantes dos
nossos Descobrimentos, a passagem do Cabo das Tormentas.
Tal como n’ Os Lusíadas e na
Mensagem, acompanhamos a viagem de Bartolomeu Dias e a passagem pelo Cabo, simbolicamente representando por uma nuvem negra, monstro ameaçador.
Voltamos a encher o peito de orgulho luso ao ouvir o grande Capitão afirmar sem
temor algum que está ali em nome do povo português, que nada o fará demover da
sua missão e que continuará a avançar por mares nunca até aí navegados.
Um belo poema
sobre os Descobrimentos, no primeiro livro para a infância de Manuel Alegre,
que mereceu o Prémio António Botto 1998
Nesse sentido, os alunos do 6º A andaram a analisar esta obra fizeram trabalhos alusivos a esta temática. Estão por isso de parabéns.
segunda-feira, 21 de maio de 2018
Encontro das Escolas de Música do concelho
Um evento de grande qualidade que já é tradição no nosso concelho.
Dia 25 de maio, às 21.30, todos os caminhos nos levam ao Auditório Municipal de Baião para assistirmos a este excelente espectáculo .
sexta-feira, 4 de maio de 2018
Baião pela Paz - Memórias da minha família
Está patente no átrio da Escola uma exposição subordinada ao tema " Baião pela Paz - Memórias da minha família. "
Este projeto foi desenvolvido no ano anterior, no âmbito da implementação do Referencial do IDN, tendo em conta uma recolha de fotografias e textos associadas à participação dos baionenses na Guerra Colonial.
Este projeto foi coordenado pelas Professoras Teresa Seixas e Susana Sousa.
Bem haja a todos os que estiveram envolvidos nesta atividade. Vale a pena visitar a exposição!
Este agrupamento fez um excelente trabalho de pesquisa e recolha de informação que nos permite viajar no tempo.
Aqui ficam algumas fotos que valem mais do que as palavras.
segunda-feira, 30 de abril de 2018
Concurso Inês de Castro
Fotos referentes ao trabalho realizado pelas alunas do 8º C e pela Prof Isabel Pereira no âmbito do Concurso Inês de Castro, com o Título Pedro e Inês um amor eterno
Segue também o link com o trabalho
terça-feira, 24 de abril de 2018
Dia Mundial do livro
Para assinalar o Dia Internacional do Livro, algumas alunas pertencentes ao grupo de Monitores da Biblioteca, alunas do 6º A, distribuíram marcadores alusivos à data, pelos diferentes espaços da Escola. Esses marcadores foram elaborados pela Prof. Sílvia, nossa excelente colaboradora, e seus alunos.
Agora será mais fácil marcar a página do livro que estás a ler!
Bem haja a todos pela participação nesta atividade.
Boas leitur@s
segunda-feira, 23 de abril de 2018
Visita à Biblioteca- alunos da OBER
Os alunos do pré- escolar da OBER visitaram hoje de manhã pelas 11horas a nossa
Biblioteca, foi um momento interessante pois é sempre
bom promover o contacto com os
livros desde as mais tenras idades.
Além
disso, hoje comemora-se o Dia Internacional do Livro, uma data ideal para visitar
uma Biblioteca, pois desde a infância o livro deve ser um amigo.
Logo que possível serão aqui publicadas fotos desta visita.
Logo que possível serão aqui publicadas fotos desta visita.
sexta-feira, 20 de abril de 2018
Dia Mundial do Livro - Dia 23 de abril
No dia 23 de abril, celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.
A data tem como objetivo primordial incentivar hábitos de leitura e reconhecer a importância e a utilidade dos livros.
Os livros são um excelente meio de transmissão de conhecimentos e informação, e ainda, elementos fundamentais no processo educativo.
Um livro é um amigo, um companheiro, com ele viajamos no tempo e no espaço sem termos necessidade de nos deslocar . E mesmo quando viajamos, eles fazem parte da nossa companhia.
Para comemorar a data, haverá na escola leituras no âmbito da atividade “ Para tudo! vamos ler”, assim como elaboração de cartazes alusivos ao dia do livro e exposição na biblioteca
Haverá também distribuição de marcadores para os alunos que requisitarem livros nesse dia
Concurso Nacional de Leitura - Fase Municipal
Realizaram-se na passada quarta-feira, na Biblioteca Municipal de Baião, as provas referentes ao Concurso Nacional de Leitura- fase municipal
O nosso agrupamento esteve muito bem representado com alunos do 1º e do 3º ciclos e pelos docentes que os acompanharam.
Estes alunos já tinham sido selecionados, em fevereiro, nas provas que decorreram na escola/ agrupamento.
Estão de parabéns pela participação e pelas leituras que fizeram para o concurso, assim como pelo excelente desempenho nas provas que realizaram na escola, no âmbito deste concurso!
Vamos agora aguardar os resultados destas provas municipais. Os alunos receberam certificados de participação e ficaram muito contentes.
Muito obrigada a todos pela colaboração nesta atividade
um agradecimento especial à coordenadora deste projeto na escola ,Prof. Nazare Vilela, e aos docentes destes alunos que sempre os apoiaram.
O nosso agrupamento esteve muito bem representado com alunos do 1º e do 3º ciclos e pelos docentes que os acompanharam.
Estes alunos já tinham sido selecionados, em fevereiro, nas provas que decorreram na escola/ agrupamento.
Estão de parabéns pela participação e pelas leituras que fizeram para o concurso, assim como pelo excelente desempenho nas provas que realizaram na escola, no âmbito deste concurso!
Vamos agora aguardar os resultados destas provas municipais. Os alunos receberam certificados de participação e ficaram muito contentes.
Muito obrigada a todos pela colaboração nesta atividade
um agradecimento especial à coordenadora deste projeto na escola ,Prof. Nazare Vilela, e aos docentes destes alunos que sempre os apoiaram.
segunda-feira, 16 de abril de 2018
Visitas de Estudo
No dia treze de abril, realizaram-se no nosso agrupamento, para o 2º
e 3º ciclos, visitas de estudo diversificadas .
O segundo ciclo deslocou-se a Vila Real
e visitou a UTAD e o Museu
da Vila Velha.
O sétimo ano visitou o Castelo de Santa Maria
da Feira, e oitavo ano deslocou-se
ao Gerês. O nono ano foi visitar
o Museu dos Transportes e Comunicações e a empresa de cerâmica de Valadares em Vila Nova de Gaia.
Aqui ficam publicadas algumas fotos.
Jogos Romanos de Tabuleiro na Biblioteca
Dando continuidade aos jogos que já estavam no 2º período
designadamente Centurium e Tangram, agora há uma novidade, o jogo do Moinho.
Estes jogos destinam-se ao 2º e 3º ciclos
Vem jogar!
sexta-feira, 23 de março de 2018
Encerramento do 2º período.
Tendo em conta que na presente data , encerra-se mais um período letivo e os alunos vão estar de férias,a Equipa da Biblioteca aproveita para desejar uma Feliz Páscoa a toda a comunidade educativa.!
Teatro "Movimentos e variações"
Esteve hoje, dia 23 de março, no nosso agrupamento, o
Grupo de Teatro “ Movimentos e
variações”, grupo de teatro infantil
muito divertido. O ambiente foi de grande animação.
Tratou-se de um evento muito
interessante, estiveram presentes os alunos
do pré- escolar , do 1º 2º ciclo
e 3º ciclos. Foram apresentadas as peças
“ Fred e alimentação saudável “ de manhã pelas 10h no 1º ciclo e “Ciberbulling” para o 2º ciclo e 3º ciclos pelas 14,15 . Trata-se de uma forma
lúdica e divertida de trabalhar estes temas .
Os atores interagiram com os
alunos de forma muito positiva. Souberam cativar
a plateia criando um clima de
empatia e cumplicidade com todos ali
presentes.
Logo que possível serão aqui publicadas fotos do evento
quarta-feira, 21 de março de 2018
Comemoração do Dia da Poesia
Para comemorar o dia da poesia, está patente na Biblioteca da Escola uma exposição de
trabalhos de alunos do 6º A orientados pela Professora Teresa Seixas . Os
trabalhos são alusivos ao dia da árvore
e também da poesia que se comemora nesta data. Trata-se de uma coletânea de
poesias que abordam a temática da árvore , floresta e natureza.
Ainda para assinalar esta data, os alunos do
7º A e a Professora Marta Pinto apresentaram também filmes onde aparecem a declamar poesia. Os alunos
do 8º B e a Professora Isabel Pereira deixaram
também trabalhos alusivos ao dia da Poesia. Os alunos do 9º C com orientação da Prof Nazaré Vilela declamaram poesia na aula.
Há
a referir ainda que a escola
participou também no concurso “Faça lá um poema” com uma poesia de um aluno do
8º C.
Os alunos do 6º A e da Educação Especial fizeram também poemas no âmbito do Projeto “Histórias da Ajudaris” cujo tema este ano é a Natureza.
Bem haja
a todos pela participação nesta
atividade
sexta-feira, 9 de março de 2018
Comemoração do Dia Internacional da Mulher
O Dia Internacional da Mulher é um evento mundial que
celebra as conquistas das mulheres no contexto
social e político , enquanto clamam por igualdade de direitos.
Isso acontece desde
o começo do século XX, mas agora é lembrado a cada 8 de março. Nesse sentido, os alunos, orientados pela Prof. Nazare Vilela, já nossa colaboradora, elaboraram frases a alusivas à data
e colocaram excelentes trabalhos na Biblioteca.
Logo
que possível serão aqui publicadas algumas fotos.
sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018
Concurso Inês de Castro
O Concurso dirige-se aos alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário que sejam conhecedores da história da relação entre D. Pedro e D. Inês de Castro e realizem, a partir do mapeamento de lugares históricos e geográficos bem como dos seus contextos sociais, políticos, económicos, literários e afetivos, um trabalho direta ou indiretamente relacionado com os amores de Pedro e Inês
O Concurso Inês de Castro recolhe da história de D. Pedro e D. Inês a sua temática base permanente e unificadora, sendo a 10.ª edição dedicada a uma das suas dimensões: o AMOR e DESAMOR.
.
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/data/Ines_de_Castro_2018/concurso_in_s_de_castro_2018.pdf
segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018
Jogos Romanos
Se gostas de jogar e queres desenvolver as tuas capacidades neste âmbito vem à Biblioteca treinar e diverte-te com os Jogos Romanos
quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018
Comemoração do "Pancake day"
No dia 6 de fevereiro
celebrou-se o “Pancake day” no Centro escolar de Eiriz.
Os alunos tiveram a
oportunidade de confecionar e provar a
receita das panquecas aplicando conhecimentos transversais a todas as
áreas curriculares. O “Pancake day” é uma tradição nos países de língua oficial
inglesa e é celebrado na terça feira de Carnaval ou “Shrove Tuesday” antes do
início do jejum da quaresma.
Os alunos também realizaram uma das tradições mais
divertidas deste dia: as “Pancake races” (corridas de panquecas). Todo o
pessoal docente e não docente colaborou nesta atividade.
Aqui vai a receita
para quem quiser experimentar.
Panquecas
Ingredientes
50 g de manteiga, mais q.b. p/ fritar
300 ml de leite
2 ovos
50 g de açúcar
200 g de farinha
1 c. de chá de fermento p/ bolos
terça-feira, 6 de fevereiro de 2018
À conversa com o escritor António Mota
Esteve hoje, dia 6 de fevereiro, no nosso agrupamento, o escritor António
Mota foi um evento importante no âmbito
da promoção da leitura.
Tratou-se de uma
atividade muito interessante, estiveram presentes os alunos do 1º e do 2º ciclos. Houve duas sessões: a primeira
no Centro Escolar de Eiriz e a segunda na
Escola Sede do Agrupamento, para alunos do 6º ano. Os alunos
comportaram-se de forma excelente ,
colocaram questões ao autor sobre a sua
obra e gosto pela leitura.
O escritor interagiu
com os alunos de forma muito
positiva. Falou-nos da sua obra , dando
especial ênfase aos livros “As andanças
do Sr Fortes” livro analisado no 1º ciclo e ao livro “Pedro
Alecrim” livro analisado, no segundo ciclo, designadamente no 6ºano. O escritor foi um ótimo comunicador que soube cativar
a plateia criando um clima de
empatia e cumplicidade com os alunos ali
presentes. Os alunos do 6º A colocaram questões ao autor , os alunos do 6º
B declamaram poesia alusiva à obra do
autor . Posteriormente houve um momento
musical de grande qualidade promovido
pelos alunos do 6º C
No final houve ainda uma sessão
de autógrafos.
Estão todos de parabéns alunos e
professores que tornaram possível esta
atividade,pela criatividade, dinamismo, empenho e
grande colaboração neste evento!
Considero que estas atividades de
sensibilização para a leitura
são deveras profícuas, tendo em conta que hoje em dia os nossos jovens
estão mais vocacionados para as novas
tecnologias do que para o tradicional
livro em suporte de papel.
quarta-feira, 31 de janeiro de 2018
À conversa com o escritor António Mota
No próximo dia 6 de fevereiro, terça-feira , estará no nosso agrupamento o escritor António Mota, pelas 9h estará no 1º ciclo, Centro Escolar de Eiriz e pelas 10 horas na Escola sede do Agrupamento.
Trata-se de um evento importante no âmbito da promoção da leitura. Este autor tem uma vasta obra no que concerne à literatura infantojuvenil e tem levado o nome de Baião a todo o nosso país. Os seus livros são muito interessantes, e têm sido muito requisitados pelos nossos alunos, pois a sua leitura é muito agradável!
Será uma honra a sua presença no nosso agrupamento.
Subscrever:
Mensagens (Atom)



































