Um espaço aberto à partilha de saberes e de divulgação de atividades dinamizadas pela biblioteca.
- Destaques
- Agrupamento de Escolas de Eiriz-Ancede (Baião)
- Rede de Bibliotecas Escolares - (RBE)
- Jornal escolar - "Anciris"
- Ler e-books
- Jogos Didáticos
- Concursos e Exposições
- Documentos da BE
- Recursos Educativos on-line
- DGRHE - M.E.C
- Caixa de sugestões
- literacia da informação
- Projeto livros e leitur@s
- Estudar na biblioteca
quarta-feira, 16 de janeiro de 2019
Atividades da Semana da Leitura
No âmbito da Semana da Leitura, realizar-se-á a atividade " Para tudo. Vamos ler!"
Vem já à Biblioteca e requisita um livro à tua escolha.
Parafraseando Voltaire" A leitura engrandece a alma"
Vem já à Biblioteca e requisita um livro à tua escolha.
Parafraseando Voltaire" A leitura engrandece a alma"
quarta-feira, 9 de janeiro de 2019
Chá das 5
No âmbito da semana da leitura, realizar-se-á na Biblioteca, no dia 22 de janeiro, pelas 14,15, um evento de leitura, denominado, "O chá das 5 " esta atividade é promovida pela Rede de Bibliotecas de Baião, designadamente , pela Dra Isabel Santos Moura, que apesar de jovem é já uma notável escritora do nosso concelho, e está sempre pronta a dinamizar atividades na Biblioteca, motivando os alunos para a leitura.
Semana da leitura de 21 a 25 de janeiro
Dia 24 e e 25 de Janeiro, no âmbito da semana da leitura vem
às Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Eiriz “Cuscas” uma abelha simpática
e divertida que nos traz as suas aventuras fantásticas!
Com este projeto, ficamos a saber mais sobre o mundo das
abelhas e a importância delas na nossa vida.
quinta-feira, 3 de janeiro de 2019
Feliz 2019
Recebemos o novo ano
com alegria e esperança num mundo
melhor!
Viramos mais uma página das nossas vidas!
A BE deseja a todos um excelente 2019, repleto de boas leitur@s !
Prof. Bibliotecária
Arminda Lemos
quarta-feira, 12 de dezembro de 2018
Natal lido e contado na BE
Realizou-se, hoje, dia 12 de dezembro, pelas 10 horas , uma sessão de contos de Natal para alunos do Pré-escolar,
designadamente, do Jardim das Touças e de Lordelo dinamizada pela Dra. Isabel Santos Moura, Bibliotecária
Municipal e notável escritora do nosso concelho, sempre disponível a
colaborar nas nossas atividades de leitura.
Bem haja a todos que tornaram viável este evento, com
especial destaque para a Biblioteca
Municipal, entidade dinamizadora, e as autarquias do Gove e
de Ancede/ Ribadouro que disponibilizaram transporte para as crianças,
como já é habitual.
A todos
desejamos um Feliz Natal!
Nos caminhos do Natal com a orientação das Rosas dos Ventos
Está na Biblioteca uma exposição de Rosas dos Ventos
elaboradas pelos alunos do 5º e do 7º
anos, no âmbito das Disciplinas de História e Geografia de Portugal e da
Disciplina de Geografia.
Trata-se de um evento muito interessante que revela
criatividade e bom gosto.
Não perca o rumo,
oriente-se e encontre-se nesta exposição!
Aqui ficam
publicadas algumas fotos
Bem haja a todos pelo excelente trabalho desenvolvido!
quarta-feira, 28 de novembro de 2018
Projeto Ler com (C)alma- Clube de Meditação
No âmbito do Projeto "Ler com (c)alma", da Rede de
Bibliotecas de Baião dinamizado pela Dra. Isabel Santos Moura, vão realizar-se
na escola sessões de meditação.
Se às segundas feiras, das 14,15 às 15 h, não tens aulas,
não percas tempo, inscreve-te na Biblioteca para poderes ler com (c) alma...
As sessões irão começar em janeiro.
terça-feira, 27 de novembro de 2018
Comemoração do Dia da Floresta Autóctone
O céu abriu-se e a chuva deu tréguas!
Foi assim que durante o período da manhã
destinado à plantação de espécies autóctones, nomeadamente de medronheiros,
azevinhos e loureiro, sob os auspícios de uns belos raios de sol, que os alunos
de Jardinagem e alguns elementos do clube Búteo deram início às tarefas
destinadas à comemoração do dia da floresta autóctone.
Abriram-se covas de plantação, podou-se
o sistema radicular, adubou-se e, finalmente plantaram-se as espécies
autóctones.
Prof Esmeralda Barbosa
Estreia do filme " Os Meus Direitos "

No dia 21 de Novembro a biblioteca da escola serviu
de sala de cinema para exibir um filme realizado pelos alunos “Especiais” na
disciplina de Cidadania.
O filme tinha como base os Direitos da Criança e foi
dado a conhecer aos professores da escola o dia-a-dia destes meninos.
A exibição correu muito bem e foi extremamente
gratificante ver o entusiasmo e a satisfação destes alunos.
Prof. Adão Baptista
sexta-feira, 16 de novembro de 2018
Concurso Uma Aventura... Literária 2019
Este concurso tem quatro modalidades: Texto Original,
Crítica, Desenho e Olimpíadas da
História.
Os trabalhos devem ser enviados até ao dia 16 de Fevereiro
de 2019 através do site www.uma-aventura.pt, ou via CTT.
Mais informações sobre o regulamento do concurso em
http://www.uma-aventura.pt/index.php?s=concursos
quarta-feira, 14 de novembro de 2018
Feira Franca
Hoje, dia 14 de novembro, realizou-se, na nossa escola,
mais uma tradicional Feira Franca. Cada turma expôs os seus produtos para venda
direta ao público, não faltaram bombos e
muita animação musical. As barracas estavam muito giras com as
diferentes turmas e produtos muito
variados. Neste mesmo dia,
foram entregues certificados de
mérito e prémios aos alunos que
mais se destacaram no ano transato do ponto de vista académico.
A comunidade envolvente visitou a
escola demonstrando bastante interesse pelos produtos comercializados.
Bem haja a todos o que tornaram possível esta
atividade!
Logo que possível serão aqui publicadas fotos.
Prof. Bibliotecária
sexta-feira, 9 de novembro de 2018
Lenda de S. Martinho
Como se aproxima o S. Martinho, pois já se comemora neste fim de semana, aqui fica a lenda , para que todos possam compreender os conceitos de generosidade e solidariedade, implícitos nesta lenda.
Lenda de S.Martinho
Lenda de S.Martinho
quarta-feira, 7 de novembro de 2018
O Estilo Barroco- Apresentação de trabalhos- 6º C
Os alunos do 6º C elaboraram, na disciplina de História e Geografia de Portugal, trabalhos alusivos ao Estilo Barroco. Aqui ficam publicados alguns.
Estão todos de parabéns pela elaboração dos mesmos.
terça-feira, 6 de novembro de 2018
Feira Franca no Agrupamento
Como já é
habitual por esta altura,
realiza-se no dia 14 de novembro,
a tradicional Feira Franca. Trata-se de um evento importante, um dia em que muitas pessoas visitam a Escola e fazem as suas compras, é de
aproveitar, a ocasião, pois os produtos costumam ser de excelente
qualidade e a preços acessíveis. Os comerciantes também são simpáticos e atenciosos, por isso vale
a pena vir à Escola e sair com os sacos cheios, sem
gastar muito dinheiro!
Medidas de proteção em caso de sismo
Aprende a proteger-te em caso de sismo. Aqui ficam algumas informações.
DURANTE UM SISMO
Se estiver dentro de casa ou de
qualquer outro edifício:
Se estiveres num dos andares
superiores, não te precipites para as escadas e nunca utilizes os elevadores.
abriga-te no vão de uma porta interior, nos cantos das salas ou debaixo de uma
mesa ou cama. mantém-te afastado de janelas e espelhos e tem muito cuidado com
a queda de candeeiros, móveis ou outros objeto.
Executa os 3 gestos que protegem:
Durante um sismo é importante
ficar calmo e protegermo-nos debaixo de uma mesa ou da cama. por isso devemos
baixar-nos sobre os joelhos, que é uma posição que evita uma queda e proteger a
cabeça e o pescoço com os braços e as mãos. por fim, aguardar até que a terra
pare de tremer.
http://www.aterratreme.pt/infantil/o-que-fazer-em-caso-de-sismo/
Quando a terra tremer
A terra treme
sexta-feira, 2 de novembro de 2018
Comemoração do HALLOWEEN- 1º ciclo
O HALLOWEEN comemorou-se, uma vez mais, na EB Nº1 de Eiriz e na EB1 de Santa Cruz. Este ano, o desafio colocado às turmas do 3º e 4º anos foi o de elaborarem uma vassoura de bruxa original. Foram muitos os alunos que deram asas à sua imaginação e, recorrendo a materiais diversos, criaram vassouras incrivelmente assustadoras que deixariam qualquer bruxa muito satisfeita!
quarta-feira, 31 de outubro de 2018
Comemoração do Halloween no Agrupamento-2º e 3º ciclos
Tendo em conta que
hoje se comemora o Dia de Halloween, a Escola/ Agrupamento tem uma decoração alusiva
à data.
Houve uma exposição de trabalhos de alunos do 5º ao 9º ano, no âmbito da Disciplina de Inglês, na qual se realizou um concurso de
desenho.
Os trabalhos apresentados tiveram muita criatividade e imaginação.
Ao observarmos todas
estas decorações, poderemos fazer
uma viagem pelo mundo da fantasia, onde aranhas, bruxas e vampiros, nos levam a
um universo desconhecido e
irreal.
Estão de parabéns todos aqueles que colaboraram nesta atividade.
Aqui ficam
algumas fotos!
Comemoração do MIBE- Formação do utilizador-5ºC
Como
hoje termina o Mês de Outubro, encerramos as atividades de comemoração do MIBE, que se têm verificado ao longo do mês. Desta forma, os alunos do 5.º ano turma C, foram convidados a participar num “Bibliopaper”, acompanhados pela professora Bibliotecária Arminda Lemos e ainda pela Professora Esmeralda Barbosa, elemento da equipa e grande colaboradora, que os orientou no cumprimento da atividade, no âmbito da formação do utilizador.
Os discentes mostraram grande entusiasmo durante o evento e aprenderam a usar os recursos da Biblioteca Escolar corretamente.
quarta-feira, 24 de outubro de 2018
Mês das Bibliotecas Escolares
Tendo em conta
a comemoração do Mês
Internacional das Bibliotecas Escolares e a formação
do utilizador, os alunos do
5ºB estiveram no dia
17 de outubro na BE, com a Prof.
Carla Miranda para fazerem
uma visita e realizarem um
Bibliopaper.
Os alunos
foram colaborantes e participativos, realizando as
tarefas com facilidade.
Foram dadas algumas informações sobre o funcionamento da Biblioteca e feita uma breve referência aos
escritores de Baião ou que escreveram sobre este concelho.
Deixaram ainda mensagens
alusivas à Biblioteca e à
leitura.
Estão todos de parabéns pelo interesse demonstrado na atividade!
Prof
Bibliotecária
Arminda Lemos
Subscrever:
Mensagens (Atom)

























