quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

" Cuscas e letras"




Esteve hoje, dia   24   de janeiro,  no nosso agrupamento, o escritor   Paulo   Santos.
Tratou-se de  uma  atividade muito interessante, no âmbito  do Projeto “ Cuscas  e Letras”, atividade   que promoveu a articulação  entre a promoção da leitura, o desenvolvimento sustentável   e apicultura.
Houve duas sessões, a primeira na  Escola Sede do Agrupamento, para alunos do 5º ano. Os alunos  comportaram-se de forma excelente, apresentaram  canções  e poemas alusivos à abelha Cuscas.  De  tarde, no Centro  Escolar de  Santa  Cruz  do Douro, também  foi um momento muito agradável.
O escritor interagiu  com os  alunos de forma muito profícua.  Soube captar a atenção  dos alunos   e motivá-los  rumo  ao conhecimento   da temática da apicultura.  Houve  muita  animação  e boa disposição, uma autêntica   viagem pelo mundo das abelhas, onde “Cuscas” é personagem principal, simpática e  sempre à procura  de aventuras.

 Desde já   os meus agradecimentos  a todos aqueles que tornaram  possível este evento.
  Aqui   ficam   algumas  fotos.





quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Cantar as Janeiras


 Como já faz parte da tradição, os alunos da  Escola  EB2,3 de  Eiriz,  estiveram hoje,  dia 23 de janeiro,   no átrio  da Escola  a cantar as janeiras. O evento foi organizado pelo Prof António Camelo com a  colaboração  do  Clube de Música.
Foi um momento de grande animação,  pois  docentes e alunos cantaram  alegremente.
 Posteriormente os alunos foram cantar as janeiras ao Centro escolar de Eiriz.
 Bem haja  todos que tornaram possível esta atividade, com especial destaque para o Prof. António  Camelo, de Educação Musical, pela  excelente organização do evento.
 Logo que possível serão aqui colocadas   algumas fotos.

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Atividades da semana da leitura: Chá das 5


Ao longo desta semana comemora-se a semana da leitura no nosso agrupamento. As atividades estão a decorrer a bom ritmo. A atividade “Para tudo: vamos ler” tem aumentado significativamente o número de empréstimos domiciliários e a consequentemente as requisições de livros na Biblioteca.
 Hoje das  14,15   às  15  h realizou-se na Biblioteca  a atividade “ Chá das 5”   dinamizada pela Dra.  Isabel Santos Moura,  da Rede de Bibliotecas  de Baião, que está sempre disponível para  colaborar connosco. A  atividade  contou com a  presença dos alunos do 6º C, elementos da equipa   da BE . O evento   consistiu   numa tertúlia   literária, na qual os alunos contaram as  suas experiências de leitura.  No  final da  sessão, foi servido um chá e uns biscoitinhos, um momento muito agradável de   leitura e boa disposição.
   Aqui  ficam publicadas algumas  fotos deste  evento.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Vamos cantar as Janeiras


Atividades da Semana da Leitura

 No  âmbito da  Semana  da Leitura,  realizar-se-á  a  atividade " Para tudo. Vamos ler!"
 Vem   já  à Biblioteca   e requisita  um livro  à  tua escolha.
 Parafraseando Voltaire"   A leitura   engrandece a alma"

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Chá das 5

 No âmbito da semana   da leitura, realizar-se-á na Biblioteca, no dia 22  de janeiro, pelas  14,15, um  evento de leitura, denominado, "O chá das 5 "  esta  atividade   é promovida  pela  Rede de Bibliotecas  de Baião, designadamente , pela Dra  Isabel Santos Moura, que apesar   de jovem  é já uma   notável escritora  do nosso concelho, e   está sempre  pronta  a   dinamizar  atividades na Biblioteca, motivando os  alunos para  a  leitura.

Semana da leitura de 21 a 25 de janeiro



Dia 24 e e 25 de Janeiro, no âmbito da semana da leitura vem às Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Eiriz “Cuscas” uma abelha simpática e divertida que nos traz as suas aventuras fantásticas!
Com este projeto, ficamos a saber mais sobre o mundo das abelhas e a importância delas na nossa vida.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Feliz 2019


Recebemos o novo ano  com  alegria e esperança num mundo melhor!
Viramos mais uma página das nossas vidas!
A BE deseja a todos um excelente  2019, repleto de boas leitur@s !
 Prof. Bibliotecária
 Arminda Lemos

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Natal lido e contado na BE


Realizou-se, hoje, dia 12 de dezembro,  pelas 10 horas , uma sessão de contos de Natal para alunos do Pré-escolar, designadamente,   do  Jardim das Touças  e de Lordelo dinamizada  pela Dra. Isabel Santos Moura, Bibliotecária Municipal e notável escritora do nosso concelho, sempre  disponível a  colaborar nas  nossas  atividades de leitura.
 Bem haja  a todos que tornaram  viável  este  evento, com especial destaque para a  Biblioteca Municipal,  entidade  dinamizadora,  e as autarquias do Gove e  de Ancede/ Ribadouro que disponibilizaram transporte para as crianças, como já é habitual. 
Aqui  ficam publicadas algumas  fotos.



 A todos desejamos  um Feliz Natal!

Nos caminhos do Natal com a orientação das Rosas dos Ventos



Está na Biblioteca uma exposição de Rosas dos Ventos elaboradas pelos  alunos do 5º e do 7º anos, no âmbito das Disciplinas de História e Geografia de Portugal e da Disciplina de Geografia.
Trata-se de um evento muito interessante que revela criatividade e bom gosto.
Não  perca o rumo, oriente-se e encontre-se nesta exposição! 
 Aqui   ficam   publicadas  algumas  fotos
Bem haja a todos pelo excelente trabalho desenvolvido!


quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Projeto Ler com (C)alma- Clube de Meditação


No âmbito do Projeto "Ler com (c)alma", da Rede de Bibliotecas de Baião dinamizado pela Dra. Isabel Santos Moura, vão realizar-se na escola sessões de meditação.
Se às segundas feiras, das 14,15 às 15 h, não tens aulas, não percas tempo, inscreve-te na Biblioteca para poderes ler com (c) alma...
As sessões irão começar em janeiro.

terça-feira, 27 de novembro de 2018

Comemoração do Dia da Floresta Autóctone


O céu abriu-se e a chuva deu tréguas!
Foi assim que durante o período da manhã destinado à plantação de espécies autóctones, nomeadamente de medronheiros, azevinhos e loureiro, sob os auspícios de uns belos raios de sol, que os alunos de Jardinagem e alguns elementos do clube Búteo deram início às tarefas destinadas à comemoração do dia da floresta autóctone.
Abriram-se covas de plantação, podou-se o sistema radicular, adubou-se e, finalmente plantaram-se as espécies autóctones.

 Prof   Esmeralda  Barbosa

Estreia do filme " Os Meus Direitos "


No dia 21 de Novembro a biblioteca da escola serviu de sala de cinema para exibir um filme realizado pelos alunos “Especiais” na disciplina de Cidadania.
O filme tinha como base os Direitos da Criança e foi dado a conhecer aos professores da escola o dia-a-dia destes meninos.
A exibição correu muito bem e foi extremamente gratificante ver o entusiasmo e a satisfação destes alunos.


 Prof. Adão Baptista

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Concurso Uma Aventura... Literária 2019






Este concurso tem quatro modalidades: Texto Original, Crítica, Desenho  e Olimpíadas da História.


Os trabalhos devem ser enviados até ao dia 16 de Fevereiro de 2019 através do site www.uma-aventura.pt, ou via CTT.


 Mais informações sobre o  regulamento do concurso em

http://www.uma-aventura.pt/index.php?s=concursos

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Feira Franca



Hoje,  dia  14  de novembro, realizou-se, na nossa escola, mais uma  tradicional Feira Franca.   Cada turma expôs os seus produtos para venda direta ao público,  não faltaram bombos e muita animação musical. As barracas estavam muito giras  com as  diferentes turmas e produtos muito   variados. Neste mesmo dia,  foram  entregues certificados de mérito e prémios  aos alunos  que  mais se destacaram no ano transato do ponto de vista académico.
 A comunidade envolvente  visitou a  escola  demonstrando  bastante interesse  pelos produtos comercializados.
Bem haja  a todos o que tornaram possível esta atividade!

 Logo que possível serão aqui publicadas fotos.




 Prof. Bibliotecária


sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Lenda de S. Martinho

 Como   se aproxima   o S. Martinho, pois já se  comemora  neste fim de semana, aqui fica   a  lenda , para que todos possam compreender  os conceitos de generosidade e solidariedade, implícitos nesta  lenda.



Lenda de S.Martinho

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

O Estilo Barroco- Apresentação de trabalhos- 6º C

 Os  alunos do 6º   C  elaboraram, na disciplina   de História   e   Geografia   de Portugal,  trabalhos alusivos ao Estilo Barroco. Aqui ficam publicados alguns.
 Estão  todos  de parabéns pela elaboração  dos mesmos.

terça-feira, 6 de novembro de 2018

Feira Franca no Agrupamento


Como já   é   habitual por esta altura,   realiza-se   no dia 14  de novembro,  a tradicional  Feira Franca.  Trata-se de um evento importante, um dia   em que muitas pessoas visitam  a Escola e fazem as suas compras,  é   de aproveitar, a ocasião,  pois   os produtos costumam ser de excelente qualidade e a preços acessíveis. Os comerciantes também  são simpáticos e atenciosos, por isso  vale  a  pena vir  à Escola e sair com os sacos cheios, sem gastar muito dinheiro!



Medidas de proteção em caso de sismo


 Aprende  a  proteger-te  em caso  de sismo. Aqui   ficam algumas  informações.


DURANTE UM SISMO
Se estiver dentro de casa ou de qualquer outro edifício:
Se estiveres num dos andares superiores, não te precipites para as escadas e nunca utilizes os elevadores. abriga-te no vão de uma porta interior, nos cantos das salas ou debaixo de uma mesa ou cama. mantém-te afastado de janelas e espelhos e tem muito cuidado com a queda de candeeiros, móveis ou outros objeto.
Executa os 3 gestos que protegem:

Durante um sismo é importante ficar calmo e protegermo-nos debaixo de uma mesa ou da cama. por isso devemos baixar-nos sobre os joelhos, que é uma posição que evita uma queda e proteger a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos. por fim, aguardar até que a terra pare de tremer.


http://www.aterratreme.pt/infantil/o-que-fazer-em-caso-de-sismo/

Quando a terra tremer


A terra treme

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Comemoração do HALLOWEEN- 1º ciclo







O HALLOWEEN comemorou-se, uma vez mais, na EB Nº1 de Eiriz e na EB1 de Santa Cruz. Este ano, o desafio colocado às turmas do 3º e 4º anos foi o de elaborarem uma vassoura de bruxa original. Foram muitos os alunos que deram asas à sua imaginação e, recorrendo a materiais diversos, criaram vassouras incrivelmente assustadoras que deixariam qualquer bruxa muito satisfeita!