sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Ser Escritor é cool! - 1º desafio

 

Ser escritor é Cool!

Desafio 1

Vamos melhorar o mundo

 

Jornalista:

- Muito bom dia! Vivemos num mundo cada vez mais evoluído, mas mais negativo a nível de valores e emoções. Cada vez mais se fala em guerras, agressão entre jovens, fogos, viroses… Fazemos campanhas de solidariedade, mas ao mesmo tempo desviamos os olhos para quem ao nosso lado necessita da nossa ajuda. Por vezes a ajuda pode vir em forma de bens materiais, de abrigo ou simplesmente através dum gesto de afeto, que diga às pessoas que não estão sozinhas.

Hoje, trago a este Telejornal três crianças que acreditam que o Mundo está doente, e que acreditam que a voz das crianças o podem salvar.

- Como se chamam? - perguntou a jornalista.

Primeiro entrevistado:

- Eu chamo-me Raul.

Segundo entrevistado:

- Eu sou a Beatriz e ao meu lado está o Pedro.

Jornalista:

- Melhorar o mundo é urgente! O que é que vocês acham que podemos fazer para melhorar?

Raul: - Parar de poluir o Planeta. Acho que é o mais importante… Devíamos usar energias sustentáveis. A minha tia já colocou painéis solares.

Beatriz: - Isso das energias eu não percebo muito. Eu sei é que a minha avó está sempre a falar dos incêndios e que esses não nos deixam respirar. Eu queria acabar com os fogos porque no verão o meu pai chega a casa sempre preto dos incêndios.

Jornalista: - Chega a casa preto?

Beatriz: - Sim, ele é bombeiro.

Pedro: - Eu acho que o mais urgente é acabar com as guerras, porque morrem as pessoas mas também toda a Natureza envolvente. As armas modernas que o Homem desenvolveu destroem tudo que vêem pela frente.

Jornalista: - Muito bem! Parece que vocês sabem como curar o Planeta. Agora têm que fazer magia e ensinar os Homens a curá-lo. Como é que o vão fazer?

Todos: - Vamos usar o nosso pouco conhecimento para motivarmos os Homens a serem responsáveis pelo Planeta. Seremos “Os Heróis das Palavras”.

 

 

Ana Margarida, Dinis, Maria João, Rúben

4º ano

Escola Básica de Santa Cruz do Douro, Baião