Biblioteca digital

Biblioteca Digital

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020


 No dia 14  de fevereiro de 2017, estiveram na Biblioteca  os alunos   do   7º B no  âmbito do Projeto “ Miúdos a votos”.
 Os alunos deram   continuidade  aos  trabalhos   fazendo  a apresentação dos livros candidatos, destacando-se os seguintes :  A culpa   é das estrelas”, “ Avozinha gangster”  e “Diário de um banana.”
Os alunos  fizeram a análise dos pontos essências das obras, seus autores  e  salientaram ainda  a importância da leitura.
 Posteriormente, houve  debate sobre os livros.
 A sessão terminou e  cada candidato  apelou ao voto no seu livro preferido.

A conversa com o escritor António Mota


 Esteve hoje, dia   18 de fevereiro,  no nosso agrupamento, o escritor  António Mota  foi um evento importante no âmbito da promoção da leitura.
Tratou-se de  uma  atividade muito interessante, estiveram presentes os alunos  do  1º e  2º ciclos Houve duas sessões: a primeira  na Escola Sede do Agrupamento, para alunos do  5º e 6º anos  e a  segunda no Centro Escolar de Eiriz . Os alunos  colocaram  questões ao autor sobre  a   sua obra e gosto pela leitura.
O escritor interagiu  com os  alunos de forma muito positiva. Falou-nos da  sua obra , dando especial ênfase  aos livros “As andanças do Sr Fortes”  livro analisado   no 1º ciclo  e ao   livro “Pedro Alecrim” livro  analisado,   no segundo ciclo, designadamente no 6ºano.  O escritor foi  um ótimo  comunicador   que soube  cativar   a  plateia criando um clima de empatia e cumplicidade com os  alunos ali presentes. Os alunos do 6º  ano  colocaram questões ao autor , os alunos do 5º B declamaram poesia alusiva à obra  do autor .   Posteriormente houve um momento musical de grande qualidade  promovido pelos alunos do  1º ciclo.
No final houve ainda uma sessão de autógrafos.
Estão todos de parabéns alunos e professores  que tornaram possível esta atividade, pela criatividade, dinamismo, empenho   e grande colaboração neste evento!
Considero que estas atividades de sensibilização  para  a leitura  são deveras profícuas, tendo em conta que hoje em dia os nossos jovens estão mais vocacionados para  as novas tecnologias  do que para o tradicional livro em suporte de papel.