Biblioteca digital

Biblioteca Digital

terça-feira, 3 de novembro de 2020

Um conto de Halloween





 

Os jovens e a leitura


 

                Estará a leitura fora de moda para os jovens? Quais as razões que os afastam dos livros?

Cada vez mais ouvimos os nossos jovens a dizer o quanto se torna aborrecido ler um livro. A falta de paciência, terem pressa para tudo, está a afastá-lo dos livros. A “febre” dos telemóveis e da Internet atrai cada vez mais os jovens, pois ver vídeos, jogar jogos despertam mais o seu interesse, referindo que “A leitura de um livro demora mais e é uma atividade mais parada”.

É urgente criar novas estratégias de leitura para os jovens, publicar livros mais direcionados à juventude, com temas que despertem o seu interesse, como por exemplo: a puberdade, as mudanças do seu corpo, os perigos da Internet e os cuidados a ter para evitar que as drogas entrem nas suas vidas.

Perante estas evidências é importante criar, desde cedo, hábitos de leitura com as  crianças, incentivando-as a pegar nos livros, para que cresça com elas o gosto de ler. Este trabalho tem de ser feito em casa com os pais desde pequeninos, mesmo antes de saberem ler (como por exemplo oferecer-lhes livros apenas com imagens, deixando a imaginação da criança “criar” a sua própria história).

Motivem os jovens a ler mais. Ler um livro é mágico.

 

Luciana Alves, n.º 11, 7.°A